Continuo a planear as refeições, mas definitivamente necessito de lhe introduzir algumas mudanças de modo a "forçar" a variedade. Sou preguiçosa e gosto do que gosto e acabo por repetir refeições demasiadas vezes.
É um facto que o planeamento de refeições é a forma mais rápida de poupar nas despesas alimentação. Porém, os métodos para planear refeições são tão diversos como as pessoas que os constroem.
A regra principal passa por planear as refeições em função das promoções existentes para essa semana, quinzena, etc. E isso depois de planear em função do que efectivamente já possuímos no nosso congelador/frigorífico/armários.
Depois, as estratégias são diversas. Neste momento debato-me com dois problemas com que possivelmente se identificarão: preguiça e falta de diversidade.
Por isso, estou a testar um novo modelo de plano de refeições, tentando introduzir uma maior diversidade nos menus. O método encontra-se em fase de ajustes para melhorar a componente: menos vezes na cozinha e mais refeições no congelador.
Assim, dividi a semana pelos seguintes dias (este plano reflecte apenas os meus hábitos alimentares e não visa ser um reflexo de uma dieta equilibrade de acordo com parâmetros médicos) :
- dia sandes + sopa ou vegetariano
- dia carne branca 1 + arroz
- dia peixe ultracongelado
- dia conservas
- dia carne branca + batata
- peixe fresco grelhado
- dia livre
Se considerarmos que um mês terá 4 semanas, só precisamos de 4 receitas por grupo, para nunca repetir uma refeição durante um mês.
A articulação deste menu com a necessidade de poupança, passa por saber que, pelo menos uma vez em 1 ou 2 semanas (incluindo a congelação em casa) poderemos sempre encontrar uma promoção num dos grupos de frescos: carne branca e peixe fresco. E quando estas não existirem, certamente o nosso congelador terá uma alternativa.
As minhas 4 receitas para o dia sandes + sopa ou vegetariano:
sande de omolete de ovo
feijão preto estufado com legumes e arroz branco [o feijão é feito em quantidade para congelar e o arroz para utilizar no dia seguinte]
esparguete com cogumelos brancos estufados
lasanha vegetariana
sandes diversas...
(ou simplesmente pão embebido na sopa, que eu adoro!!!)
Mas claramente continuo a necessitar da minha folha de notas com os preparativos para não me esquecer de tirar as coisas do congelador. Há coisas que nunca mudam.