Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de solteira

Cozinha de solteira

Tenho algumas novidades para partilhar, mas hoje hoje falta-me o tempo. Prometo colmatar a minha falta brevemente.


 


Entretanto, partilho com o Diogo as minhas escolhas para adoçar o meu 2012.


 


A verdade é que, desde Maio, com o diagnóstico de diabetes na família (aliás, dado o historial familiar, eu tenho 70% de probabilidades de me tornar diabética de tipo 2, em 10 anos - doctor talk), o açúcar começou a ser eliminado. O açúcar e todas as gorduras saturadas. Fritos só na Actifry. Nem sei o que fazer à minha fritadeira.


 


Os doces deixaram de ser um elemento de prazer na mesa de festas familiares para se tornarem mais um problema com que tenho de lidar. Decidi conciliar-me com o açúcar e voltar a tentar a mão nos doces. Devagar, devagarinho, tentando chegar a receitas novas com redução de açúcar e gordura.


 


Os doces do Diogo são tudo menos doces para diabéticos e que isso fique bem claro. Aliás, tenho a certeza que se fizesse 12 receitas em vez de 6 e as comesse todas, além de diabética ficaria uma bola. Acabo de receber a notícia que a balaça que pesava os meus 64 kg está avariada e a pesar a mais. Por isso, caro Diogo, o seu blog é mais para babar que para comer ;)


 


Mas tenho 3 sobrinhas com menos de 10 anos e já tive a experiência que uma tarde na cozinha pode tornar-se um momento de puro divertimento e não quero que isso se perca. ELAS não estão doentes.


 


Por isso, para me reconciliar com os doces, escolhi 6 receitas para começar a molhar os pés:


 


1. Bolo de Bolacha com Chocolate - Algo me diz que se usar bolacha Maria sem açúcar (que é doce), adoçante no café e uma espécie de natas endurecidas com gelatina, consigo fazer algo que se poderá confundir com um bolo de bolacha. Este será o meu ponto de partida, para uma receita perfeita para o calor.


 


2. Bolo de caramelo e chocolate ( Caramel Shortcake ) - este irá para mesa de aniversário, provavelmente em Março, quando tenho 4 por onde escolher.


 


3. Bolo de Limão - Ando há imenso tempo à procura de uma boa receita de bolo de limão. Com o limoeiro carregadinho de aromas, julgo que este será o meu primeiro projecto.


 


4. Chupas de Bolacha Multicores - Estou sinceramente a pensar nestas bolachas para uma tarde de brincadeiras com as miúdas. Todavia, tenho as minhas dúvidas que consiga gerir os períodos de arrefecimento. Já imaginaram explicar à miudagem que têm de esperar 1 HORA!!! Posso sempre fazer as bolhachas e deixar as brincadeiras para a decoração.


 


5. Bolachas de manteiga e amêndoas - Que bom!


 


6. Queijadinhas de leite - Adoro queijadinhas. Estas são mesmo para mim.


 


1 receita por cada 2 meses...nada mau!


 


Os mais calóricos são relegados para festas. Aliás, cá entre nós, estou a ver aquelas bolachinhas coloridas espetadas em qualquer coisa e a decorar uma mesa de aniversário.

2 comentários

Comentar post