Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de solteira

Cozinha de solteira

Continuo a planear as refeições, mas definitivamente necessito de lhe introduzir algumas mudanças de modo a "forçar" a variedade. Sou preguiçosa e gosto do que gosto e acabo por repetir refeições demasiadas vezes. 


 


É um facto que o planeamento de refeições é a forma mais rápida de poupar nas despesas alimentação. Porém, os métodos para planear refeições são tão diversos como as pessoas que os constroem.


 


A regra principal passa por planear as refeições em função das promoções existentes para essa semana, quinzena, etc. E isso depois de planear em função do que efectivamente já possuímos no nosso congelador/frigorífico/armários.


 


Depois, as estratégias são diversas. Neste momento debato-me com dois problemas com que possivelmente se identificarão: preguiça e falta de diversidade.


 


Por isso, estou a testar um novo modelo de plano de refeições, tentando introduzir uma maior diversidade nos menus. O método encontra-se em fase de ajustes para melhorar a componente: menos vezes na cozinha e mais refeições no congelador.


 


Assim, dividi a semana pelos seguintes dias (este plano reflecte apenas os meus hábitos alimentares e não visa ser um reflexo de uma dieta equilibrade de acordo com parâmetros médicos) :


 



  • dia sandes + sopa ou vegetariano

  • dia carne branca 1 + arroz

  • dia peixe ultracongelado

  • dia conservas 

  • dia carne branca + batata

  • peixe fresco grelhado

  • dia livre


 


Se considerarmos que um mês terá 4 semanas, só precisamos de 4 receitas por grupo, para nunca repetir uma refeição durante um mês. 


 


A articulação deste menu com a necessidade de poupança, passa por saber que, pelo menos uma vez em 1 ou 2 semanas (incluindo a congelação em casa) poderemos sempre encontrar uma promoção num dos grupos de frescos: carne branca e peixe fresco.  E quando estas não existirem, certamente o nosso congelador terá uma alternativa.


 




As minhas 4 receitas para o dia sandes + sopa ou vegetariano:


sande de omolete de ovo


feijão preto estufado com legumes e arroz branco [o feijão é feito em quantidade para congelar e o arroz para utilizar no dia seguinte]


esparguete com cogumelos brancos estufados


lasanha vegetariana


sandes diversas...


(ou simplesmente pão embebido na sopa, que eu adoro!!!)


 


Mas claramente continuo a necessitar da minha folha de notas com os preparativos para não me esquecer de tirar as coisas do congelador. Há coisas que nunca mudam.


 

3 comentários

Comentar post