Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de solteira

Cozinha de solteira

Dado o interesse que o bicho tem suscitado, sinto a necessidade de fazer um ponto da situação:


 


1. Porque comprei da marca FLAMA


  


2. A máquina foi comprada na Rádio Popular em Gaia, apesar do site de venda online não a ter disponível


 


3. A máquina já se fazia acompanhar de alguns sacos.


 


4. Só tenho a máquina desde 31/12/2011 pelo que ainda não posso, com segurança, atestar da sua qualidade; estou a experimentar.


 


5. Não conheço ninguém na Flama, não trabalho na Flama, ninguém me encomendou o teste nem as recomendações (cá entre nós, quem dera).


 


6. É a minha primeira máquina de selar em vácuo pelo que não tenho como comparar com outras máquinas. Aliás, não é bem verdade pois ofereceram-me uma KRUPS que nunca funcionou.


 


7. A primeira FLAMA que comprei não estava a funcionar correctamente, mas foi imediatamente trocada.


 


8. Os tempos de conservação que li, de utilizadores, não tem nada a ver com os indicados pelo manual. Muito francamente, as marcas costumam ser muito mais conservadoras. Pretendo fazer os meus testes. Até porque, a tempo exemplificativo, indica período de conservação de hortaliças de 1-3 sem vácuo e 7-10 dias com vácuo - como disse, parecem-me dados muito conservadores. 


 


 


Até agora, os pontos positivos: 


Tem um excelente poder de sucção de ar. Se não o tira todo, deve ficar lá perto.


A sucção é feita em toda a largura da máquina, o que a torna muito rápida (em oposição a outras que vi em que era através de uma peça).


A selagem é muito forte e isso é evidente. Fica uma banda de plástico derretido que me inspira muita confiança em relação à inexistência de fugas.


Os sacos são mais baratos que os da concorrência.


Os sacos são reutilizáveis, bastando para isso lavá-los. A caixa diz mesmo que são laváveis na máquina da louça; boa sorte com essa experiência.


Os sacos podem ir a água quente (podem ser utilizados para cozinhar "sous-vide" - em vácuo e a baixas temperaturas), frigorífico, congelador e microondas.


A parte inferior é amovível para permitir a limpeza.


Há vários pontos de assistência técnica pelo país.


 


Os pontos negativos:


Não permite selar alimentos com líquidos, embora tal não se possa contabilizar como verdadeiro ponto negativo, já que existem modelos próprios para o efeito.


Não permite a utilização de outros sacos, nomeadamente os da embalagem original; eles ficam selados mas não em vácuo.


Os rolos são caros e podem onerar o preços dos vossos produtos alimentares. A reutilização implica sempre a inutilização de parte do saco, já que tem de ser cortado para ser aberto.


Os acessórios não incluídos: encaixe para frascos e tampa para garrafas. Tal facto não fica claro nem na caixa, nem no manual. Porém vem o tubo que liga a máquina aos acessórios, não se compreendendo o porquê já que os acessórios também não estavam à venda.


 


Reiteiro... 4 dias de utilização.


 


 Reitero - as coisas que encontro no meu blog. É o que dá a escrita nocturna.

8 comentários

Comentar post