Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cozinha de solteira

Cozinha de solteira

Eu não gosto de cozinhar. O tempo que perco a cozinhar parece-me sempre um desperdício por isso quando vou para a cozinha o tempo tem de ser rentabilizado.


 


Hoje, numa hora, fiz cinco lasanhas vegetarianas (doses individuais): 1 para o jantar, 1 para o almoço do dia seguinte e 3 para congelar.


 


 


Lasanha de beringelas (5 doses) 



 


1 beringela


1 lata de cogumelos laminados 


1 1/2 tomate em lata


6 azeitonas pretas 


1 cebola média


azeite q.b.


sal q.b.


 


1/2 embalagem de folhas de lasanha (eu prefiro a massa lasanha com ovo Milazena; não necessita de pré-cozedura) 


1 1/2 embalagem de queijo mozzarela ralado 


 


Molho béchamel:


40 gr de margarina


50 gr de farinha


1/2 litro de leite


uma pitada de noz moscada ou pimenta


uma pitada de sal


 


Cortei a cebola em pequenos cubinhos e alourei num pouco de azeite. Quando estava translúcida, aditei cerca de 100 ml de água e temperei com um pouco de sal. Aí coloquei a beringela em pedacinhos, os cogumelos e o tomate. Deixei estufar e aditei um pouco mais de água quando necessário. Finalmente aditei as azeitonas descaroçadas e em rodelas. 


 


Enquanto a beringela cozinhava, comecei o bechamél: derreti a manteiga, aditei a farinha, misturei até ficar uma mistela a que adicionei o leite. Como sou preguiçosa, em vez de mexer, desfaço tudo com a farinha mágica. Temperei com um pouco de noz moscada e uma pitada de sal e deixei engrossar em lume brado. 


 


Finalmente, "montei" a lasanha em taças de doses individuais (para congelar uso taças de alumínio que possam ir depois ao forno): verti um pouco de bechamél no fundo, seguido de uma folha de lasanha, a beringela, bechamél e sucessivamente. A últimas camadas devem ser uma folha de lasanha com béchamel por cima que depois se cobre com queijo ralado.

2 comentários

Comentar post